Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carnaval

ABRE ALAS
(Chiquinha Gonzaga, 1899)

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

O Carnaval sem dúvida alguma é a melhor festa do ano, por conta da maravilhosa mistura que acontece durante esses quatro dias de encantamento. Fico maravilhada quando vejo essa miscelânea de fantasias quase sempre escolhidas para mostrar algo q você tem de muito bem guardado, lá no fundo de sua essência.
Imagine um mundo onde ao olhar para uma esquina você vê um grupo de batuqueiros tocando sem parar, um “bicho pet” voando pelo ar, dezenas de “negas da costa” com suas saias a girar, e tudo isso mesclado com pierrots e colombinas, piratas e oncinhas, palhaços e odaliscas, mágicos e ciganas, negões black power e passistas de escolas de samba e tantas outras fantasias que fazem você entrar em um verdadeiro mundo de magia.
Este é o Sr.Carnaval, festa popular mais animada do mundo, que tem sua origem nos “entrudos” portugueses que aconteciam em um período antes da quaresma e por isso tinham todo um significado de liberdade, que felizmente se mantém vivo até hoje.
Que rufem os tambores, que toquem os clarins, que se de os apitos inicias porque o Carnaval está ai !!!

Texto de Rose Mendonça

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

É com muito orgulho que divulgo essa turma:




“A Turma da Rolinha”

Conhecido como o bloco mais charmoso de Maceió, a Turma da Rolinha, uma associação cultural sem fins lucrativos, nasceu dia 06 de fevereiro de 1999, quando 75 corajosos sonhadores saíram frevando, ao longo da praia de Pajuçara. Esses animados foliões se divertiram e pularam no causticante sol do meio-dia ao som de marchas e frevos tradicionais e do hino do bloco, que teve sua letra composta por Nilton Mendonça, melodia de Ivonilton Mendonça e arranjo e introdução de José de Albuquerque. Já naquele ano, o bloco e sua bandinha, composta por nove componentes, se fizeram notar desde o Sete Coqueiros até o Alagoinhas, causando grande admiração.
Com o passar dos anos, o desafio foi crescer sem perder o fio da meada, o tino que nos fez jurar para nós mesmos, que seríamos fiéis ao frevo, a nossa terra, aos nossos músicos e músicas, sempre dizendo um sonoro não a política dos políticos e um esplendoroso sim a política das boas amizades e da defesa dos nossos ideais.
Hoje, vencidos os desafios que se apresentaram, temos o orgulho de dizer que crescemos na proporção certa, prezando pela qualidade e organização. Nosso décimo desfile, acontecido no pré-carnaval passado, levou aproximadamente 1100 pessoas trajadas com nosso kit-rolinha, o melhor em qualidade e beleza, dando-nos o destaque de ser o primeiro bloco de Maceió a oferecer uma sombrinha de frevo ao seu folião.

Desfile Carnavalesco

Nosso desfile sempre acontece uma semana antes do sábado de Zé Pereira e retrata um tema diferente a cada ano.
Atualmente, são confeccionados 1.200 kits-rolinha, compostos de camisa, boné e sombrinha de frevo.
Oferecemos trio elétrico, caminhão de bebidas, vendidas a preço de custo para os rolinheiros, bonecos gigantes e ainda o "Banho da Rolinha" para abrandar o calor. Além disso, há o "Ninho da Rolinha" e distribuição de confetes e serpentinas para a meninada.
Uma empresa de segurança garante a tranqüilidade do bloco, enquanto a orquestra de frevo Fogo-Pagô e cantores convidados fazem a alegria contagiante dos foliões rolinheiros.
O desfile é custeado pela colaboração dos rolinheiros que adquirirem o kit-rolinha e pelo patrocínio de empresas parceiras que apóiam e confiam na Turma da Rolinha.


Data: sábado anterior ao sábado de carnaval.
Horário: a partir do meio-dia.
Local: Concentração na Praça Multieventos e saída em direção ao Clube Alagoinhas.
Atrações:Banho da Rolinha
Bonecos Gigantes
Carro de Apoio
Ninho da Rolinha
Trio Elétrico
Orquestra de Frevo Fogo-Pagô e Cantores convidados.


Kit-rolinha: camisa, boné e sombrinha de frevo.
Informações:
(82) 3337-4157
(82) 9982-1615
(82) 9981-4266
contato@turmadarolinha.com.br

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

" Grupo Dona Mariquinha " na Festa dos Calouros na UFAL !!!






Comitê RU para todos:

Tudo o que não lhe contaram no trote e que você precisa saber CALORADA !!!

Local: Pátio do ICHCA
Horário: Começando as 14hs até ...
Dia: Sexta, 18/02/11.

Atrações:

AL-CAOS
DONA MARIQUINHA (20:00)
VEMAGHEP
FAVELA SOUL
ORGASMO NERVOSO
E MUITO MAIS !!!

Prestigiem, esperamos por vcs !!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Dona Mariquinha prestigia o Poesia Musicada no Pandeiro".



"Minhas Alagoas São Outras" – este é o nome do show da banda Poesia Musicada no Pandeiro que leva ao palco a combinação belíssima entre música e poesia, nascida da mais autêntica expressão da cultura popular alagoana, o coco. O show acontecerá a partir das 21h, no sábado dia 12 de fevereiro, no Bombar (antigo Casa Amarela), couver 3 reais.
A Poesia Musicada no Pandeiro tem um pouco de teatro e declamação já conhecido do público, porém a banda apresentará novidades interpretando algumas músicas consagradas.
Violão, contrabaixo, zabumba triangulo e pandeiro, mistura que proporciona um ritmo reflexivo e dançante. Fernando Pessoa, Jorge de Lima e Florbela Espanca são alguns dos nomes que fazem parte do repertório do show, se você gosta de poesia combinada com boa música não perca.
O grupo é formado por: Rogério Dias (voz); Fagner Dübrown (pandeiro); Tiago Franja (baixo); Téo (zabumba); Gustavo Rolo (violão) e Andréia Carvalho (dançarina).
Fonte: alagoas24horas.

O Grupo Dona Mariquinha estará assistindo e prestigiando os nossos amigos do " Poesia Musicada no Pandeiro" e convida todos os nossos amigos, seguidores e colaboradores , até !!!

Foto de Rose Mendonça e Fagner Dübrown.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

" Dona Mariquinha no Forrozão 800 "



O Grupo Dona Mariquinha estará se apresentando ao vivo na Rádio Palmares AM 800, no Programa "Forrozão 800" do Cantor Messias Lima, Sexta, 11, às 15:00hs. Sintonize e nos prestigiem !!!


Foto de Rose Dias

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dona Mariquinha na Sombra do Juazeiro







O Grupo Dona Mariquinha chegou a Rádio Correio no início da tarde de sábado, animados e felizes por poder divulgar um pouco do nosso trabalho por este “mundão de meu Deus”. Como a Rádio Correio é AM, tínhamos certeza que nossa música seria sintonizada em qualquer parte de Alagoas, incluindo a zona rural. Muito bom. Isto, é inclusão.

Fomos muito bem recebidos por Marcos Lima e mais outros dois “Limas” que estavam por lá. Como bem disse Marcos Lima estávamos no seio da família Lima: Messias Lima, que faz um verdadeiro forró pé de serra; e João Lima, violeiro e repentista de repercussão nacional. Nos sentimos honrados por estar ladeados por tantas pessoas compromissadas em difundir nossa cultura.

E mais honrados, ainda, por saber que iríamos fazer praticamente todo o programa ao vivo (cerca de quarenta minutos do programa, que tem uma hora de duração).

E começamos. E tome música! E entre uma música e outra, íamos conversando com o Marcos e com o público, e explicando quem é o Grupo Dona Mariquinha e qual o objetivo desta trupe. Enquanto isso, qual não foi a nossa surpresa, o telefone da Rádio tocando, a audiência subindo, e tome música! Para nós, foi o mais importante, pois chegamos até onde o povo, de fato, está.

No final do programa, fomos parabenizados e recebemos palavras de incentivo, com votos para que sigamos o nosso caminho com muito trabalho e fé em Deus.

Saímos tranqüilos e agradecidos, sensação de dever cumprido com a nossa cultura e com o povo alagoano.

Texto de Rose Mendonça
Fotos de Rose Dias

domingo, 6 de fevereiro de 2011

"Dona Mariquinha visita Nelson da Rabeca"







Cidade de Marechal Deodoro- AL.

Quanta alegria e quanto contentamento ao visitar-mos o Seu Nelson da Rabeca, que nos recebeu com tamanho acolhimento e atenção, nos encantando com sua música, me fazendo lembrar de uma história de minha infancia: "O Flautista de Hamelin" Conto Folclórico reescrito pelos Irmãos Grimm na Alemanha em 1284. Pois foi assim que me senti; hipnotizada por aquele som, por aquela atmosfera e por aquele homem que sentado a minha frente tocava sua Rabeca com uma maestria e uma emoção que não temos palavras para descrever tamanha beleza.

Rose Mendonça, 04/02/11.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2 de Fevereiro


Foi assim que o Baiano-Carioca Dorival Caymmi Cantou para a Senhora Rainha das Águas:


Dois de Fevereiro

Dorival Caymmi

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Escrevi um bilhete a ela Pedindo pra ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou


Foto do Mar de Ipioca ao cair da tarde, pelas lentes de Rose mendonça.

Samba e Maracatu vão incediar o Polo do Maracatu Baque Alagoano !!!




Uma mistura inflamável vai agitar o Polo do Baque Alagoano no Jaraguá Folia 2011, toneladas de Maracatu e centenas de graus Celsius de Samba. O encontro escaldante reunirá o Maracatu Baque Alagoano e a tradicional Escola de Samba Unidos do Poço.
Quem garante a elevação da temperatura no Polo do Maracatu Baque Alagoano é a Diretora, Compositora e Intérprete da Unidos do Poço, Gilvânia Gomes dos Santos (a Gil). Segundo a Gil, quem comparecer ao Largo dos Pombos (fundos do Mercado do Jaraguá) "vai ver diversão que não acaba mais". Empolgada com a parceria, ela conta que para a Unidos do Poço a relação com o Baque Alagoano não tem dinheiro que pague. E sorri quando questionada sobre o que se pode esperar da mistura do Maracatu com o Samba.

A Unidos do Poço
Escola de Samba Unidos do Poço foi fundada em 1955. Devido uma crise financeira a agremiação ficou quatro anos sem desfiliar. Campeã por vinte e nove vezes dos carnavais de Maceió-AL, retornou à avenida em 2010. O enredo homenageou a cultura popular com o tema "Folclore, a Pilastra Viva da Cultura Popular Alagoana". Integrantes do Baque Alagoano e familiares formaram a ala Maracatu. Foi dessa colaboração que nasceu a parceria entre a Unidos do Poço e o Maracatu Baque Alagoano.
Atualmente a entidade está em fase preparatória para o Carnaval 2011. O enredo homenagerá os vários estilos da dança. Ainda se recuperando financeiramente, a Diretoria pede ajuda a todos que queiram colaborar para o desfile da Escola de Samba. "Nem precisa dar dinheiro. Aceitamos doações em material, peles para instrumentos e baquetas. Temos uma oficina para a recuperação de instrumentos quebrados, portanto aceitamos doações de instrumentos com problemas", declara a Gil, Diretora da Unidos do Poço.

Texto publicado no blog: www.maracatubaquealagoano.blogspot.com


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011





Quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Camisetas do Maracatu Baque Alagoano, para o Jaraguá Folia 2011, já estão a venda!!!!
As camisetas do Bloco do Maracatu Baque Alagoano, para o Jaraguá Folia 2011, já estão à venda. O Bloco do Baque foi eleito pelos internautas o melhor bloco das prévias carnavalescas de 2009, em votação promovida pelo Blog do Carlito Lima.

Para além da gente bonita que prestigia o polo e o bloco do Baque, as camisetas possuem um diferencial. Anualmente, o Baque Alagoano elege um folguedo, ou mestre da cultura alagoana, para homenagear. As camisetas estampam o homenageado e, portanto, são veículos de divulgação das manifestações folclóricas alagoanas.

Em 2011, o homenageado é a "Nega da Costa". Um importante folguedo alagoano, originário da cidade de Quebrangulo-AL, com mais de 100 anos de existência.

As camisas possuem edição limitada. São confeccionadas em tamanho é unico e custam R$ 15,00 (quinze reais) cada.

Podem ser reservadas por e-mail:

baquealagoano@gmail.com

mbaquealagoano@gmail.com

ou pelos telefones:

Andressa: (82) 9326-0669

Rômulo: (82) 9997-4515

Pablo: (82) 8844-1340

Adquira já a sua!

Texto publicado no blog: www.maracatubaquealagoano.blogspot.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Carnaval Maceioense

É uma pena nossa capital alagoana ser apenas uma cidade de prévias carnavalescas.

Diversidade de manifestações populares é o que não falta, um povo rico de poesia
e criatividade é o que não falta, sol, mares e lagoas é o que não falta...
Paixão pelos festejos carnavalescos, é o que não falta...
Um lindo bairro histórico para concentrar a festa, é o que não falta...
O que falta mesmo, é um olhar responsável pra arte e pra cultura do nosso povo,
que não deixa a desejar pra nenhum estado brasileiro.

Gente quem é mais "antigo" (risos) Lembra dos Bonecos da Cidadde, bloco que por décadas abrilhantava
o carnaval maceioense, e arrastava o bairro da Ponta da Terra e Pajuçara, e mais os foliões que vinham de outros bairros acompanhar a festa. Eu mesma nos anos de 98, 99, 2000 se bem me recordo, acompanhei o bloco e ficava fascinada pelos Gigantões.

Os principais blocos contemporâneos aos Bonecos da Cidade
Águia de Ouro, Cavaleiro dos Montes, Ganso da Folia, Sai da Frente e Amigos da Onça.

“Poderíamos juntar todos os blocos e fazer uma grande festa na avenida para alagoanos e visitantes, mas, infelizmente, a prefeitura de Maceió parece querer esconder as manifestações artísticas do povo” (tudonahora.com.br)

(lamenta, José Hilton Feitosa, conhecido por todos como Prego, organizador do bloco.)


Mas vamos lá, seguindo, por uma política de resistência a "oposição" consciente e inconsciente.

Eu tenho Fé, Evoé.

(foto publicada no tudonahora.com.br)

Fran Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...