Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

"16 de Abril Dia Mundial da Voz"



A VOZ E O CANTO
O Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, foi instituído em 1999 pela Sociedade Brasileira de Laringologia e serviu de modelo para o mundo como um momento único para que se discuta, debata e esclareça a importância dos cuidados com a voz.
A voz é um instrumento vivo. Através de exercícios e da prática regular de aulas de canto, você poderá melhorar cada vez mais a qualidade desse instrumento. Cada pessoa tem uma voz única e especial. Para cada voz, uma personalidade diferente. Toda pessoa carrega consigo seu próprio instrumento, inserido em seu corpo, com características fisiológicas e psicológicas singulares. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos é impossível - cada voz requer tratamento individualizado.
Em relação à voz, é necessário que funcione em solidariedade com todo o organismo.
Impostação vocal não é coisa que se faça em série. É pessoal - diferente para cada um. Para cada aparelho fonador, uma técnica vocal própria para ele. É como fazer uma roupa com as medidas corretas para aquela pessoa.
A técnica vocal é única , individual e se adapta a cada voz.
Não é somente a técnica vocal que importa. O que importa, na verdade, ao lado da técnica vocal, é a personalidade vocal, isto é , fazer de cada ser humano uma fonte de expressão sonora própria e não um robô vocal.
www.diamundialdavoz.com

"Onde fica a nossa casa, onde é nosso lugar"



SESC Centro Maceió-AL

O Grupo Dona Mariquinha inicia um novo ciclo em sua trajetória; após algum tempo de negociações conseguimos um espaço adequado e confortável para nossos ensaios, um belo casarão histórico construído no século XIX que abriga a Unidade Centro do SESC, voltada exclusivamente às ações culturais.
Com essa parceria com o SESC-CENTRO aqui em Maceió, temos a certeza de poder desenvolver nosso trabalho de forma ainda mais apurada e caprichada, contribuindo de forma efetiva com nossa cultura.
Agradecemos ao Sesc, especialmente a pessoa de Júlio César por sua orientação e compreensão.

"Dona Mariquinha foi beber na fonte"







Seguindo nosso caminho e nosso objetivo de pesquisar Folguedos, Danças, Grupos Folclóricos e a trajetória dos grandes Mestres da nossa Cultura Popular, visitamos no domingo passado Mestre Benon do Guerreiro Treme Terra de Alagoas, pois como ele bem disse, treme terra pode até ter outro mais de Alagoas é só o dele.
O Guerreiro nasceu do Reizado por volta de 1923, é um alto natalino genuinamente alagoano, de caráter dramático, profano e religioso. Acompanhado de sanfona, pandeiro e tambor as figuras cantam e contam a história da chegada do Messias e a homenagem dos três reis magos, sob o comando do mestre e de sua espada.
Nascido em Pernanbuco Mestre Benon veio pra Alagoas, pra cidade de Cajueiro, com apenas dois meses de idade. Quando tinha 7 anos começou a dançar Guerreiro, lá ficando até os 12. Aos 15 anos mudou-se para Salvador ficando por lá até ser convocado pra guerra, idade que compôs sua primeira peça (música feita para o guerreiro) e assim voltou para Alagoas para iniciar o treinamento, aqui ficando.
Em 1980 nasce o Guerreiro Treme Terra de Alagoas sob o comando do Mestre Benon, como bem disse o Mestre: “Nós já quebramos muito palanque por aí se apresentando com o Guerreiro", ou seja, a terra literalmente treme quando o Guerreiro chega.
Hoje o Guerreiro Treme Terra de Alagoas ensaia aos sábados à noite, na casa do Mestre, que fica na Chã de Bebedouro, e se apresenta pelo mundo afora, é só mandar chamar.

Obrigada por tudo Mestre!!!

Texto Rose Mendonça
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...