Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coisas d'aqui...



Baianas Mensageiras de Santa Luzia
Grupo de dançadoras trajadas com as vestes convencionais de baianas, que dançam e fazem evoluções ao som de instrumentos de percussão, este é o grupo de Baianas Mensageiras de Santa Luzia, do Tabuleiro do Martins, fundado há 40 anos pelos saudosos, Mestre Paulo Olegário e Mestra Maria do Carmo Barbosa.
Além da mestra e contra mestra, as embaixadoras que são as “puxadoras” dos cordões, ou seja, as que cantam e comandam o grupo, composto por ciganas e o restante das baianas chamadas de figuras.
A dança é acompanhada por zabumba e ganzá, em ritmos que influenciados por emboladas, cocos.
Hoje a mestra do grupo é Vanessa Camila dos Santos, bisavô da Mestra Maria do Carmo.

Guerreiro Vencedor Alagoano
Guerreiro (ou Auto dos Guerreiros) é um folguedo típico do estado de Alagoas. Dançado principalmente no Natal, onde homens e mulheres dançam trajados com roupas vermelhas e azuis e pesados chapéus enfeitados com fitas coloridas e pequenos espelhos, em comemoração ao eventos do Natal.
Originado na década de 20 e 30 pela junção do Reisado e do Caboclinho, com influências da Chegança, Pastoril e Bumba-meu-boi.
As canções e os recitais são acompanhados por acordeões, pífanos, tambores e pandeiros. As vestimentas dos participantes imitam igrejas, palácios e catedrais, nos diademas e coroas, guarda-peitos, calções e mantos.
O grupo foi criado pelo Mestre José Tenório. Quando se afastou do grupo o mestre passou a ser o Mestre Juvenal Leonardo Jordão. Hoje, passa o seu conhecimento aos alunos de escolas públicas. O Grupo apresenta-se o ano inteiro, mas tem seu pico de atividades na época natalina. É constituído por 22 integrantes, com idade entre 11 e 75 anos, e ensaiam aos sábados em frente a Guarda Municipal no Vergel do Lago.
Fonte: Museu Théo Brandão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...