Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mestres da Cultura Popular se apresentam no Projeto "Engenho de Folguedos "



Mestres da cultura popular mostram toda a tradição dos folguedos alagoanos nessa quinta-feira (29), em mais uma edição do projeto Engenho de folguedos, que acontece no Museu Théo Brandão, a partir das 19h.
O projeto é uma realização da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e parceria do Museu Théo Brandão, onde acontecem as apresentações sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o projeto é um espaço de valorização da cultura popular. “O Engenho de Folguedos é um importante espaço para os mestres e mestras da nossa cultura popular possam mostrar a sua tradição”, afirmou.

Nesta quinta-feira, estarão no palco montado no museu as Baianas Mensageiras de Santa Luzia, da Mestra Vanessa. O grupo é formado por mulheres trajadas com as vestes convencionais de baianas, que dançam e fazem evoluções ao som de instrumentos de percussão. O grupo de Baianas Mensageiras de Santa Luzia, do Tabuleiro do Martins, foi fundado há 40 anos pelos saudosos mestre Paulo Olegário e mestra Maria do Carmo Barbosa.
Além das baianas, também participam da festa o Guerreiro Vencedor Alagoano, do Mestre Juvenal Leonardo, Patrimônio Vivo de Alagoas. O mestre Juvenal começou a brincar o folguedo ainda criança, em 1945, arte que aprendeu com o guerreiro do mestre Artur José, fazendo o personagem Mateu. Aos 77 anos, o mestre lidera um dos mais tradicionais grupos de folguedos do Estado.

Mestre Juvenal conta entusiasmado que o “guerreiro voltou a brilhar”. Para ele o verdadeiro mestre “tem que ter juízo, saber inventar a cantoria, tirar uma peça. Isso é dom, nasce com a pessoa. Se não tiver esse dom, não é mestre, não adianta brincar. No fim tudo é brincadeira, é distração, é cultura”, diz.

A programação também recebe o grupo Dona Mariquinha, que registra e difunde a música popular através de pesquisas sobre os folguedos e danças populares alagoanos e seus mestres.

A entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones 3221-2977 e 3221-2651.
Fonte: http://aquiacontece.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...