Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Festa de Reis em Zabelê



O Alagoano Manuel João levou o Reisado para Zabelê, cidade da região do semiárido da Paraíba.O nome da cidade: ZABELÊ, se deve ao fato de haver nestas terras muitas árvores de juazeiros cheios de furinhos, que no mês de maio soltavam-se da árvore e no chão servia de alimento para um pássaro típico da região, chamado Zabelê. Atualmente este tipo de ave está em extinção, são pássaros que gostam muito de andar com os pés no chão, e de voar pouco. Além de gostarem de muita água e dormir em arbustos não muito altos, o que facilita a caça e consequentemente a extinção. E foi guiado pela experiência de sobrevivência destes pássaros, que em 1800, os primeiros habitantes destas terras começaram a escrever a história do povoado de ZABELÊ.
Dia de Santos Reis



No dia 6 de janeiro de 2012, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore comemora o dia de Santos Reis com um Encontro de Folguedos Natalinos. 

O evento terá a participação dos seguintes grupos: 

Cantoria de Reis do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra - Rio de Janeiro 
Reisado Virgem dos Pobres de Bananal - Viçosa 
Chegança Silva Jardim de Coqueiro Seco.

O encontro, que tem como objetivo promover o intercâmbio entre os grupos participantes, celebra também os 60 anos da IV Semana do Folclore Nacional que aconteceu em janeiro de 1952 em Alagoas e reuniu diversos folguedos populares e estudiosos da área, entre eles, Théo Brandão, Câmara Cascudo e  Renato Almeida
.
A programação do encontro tem início às 15h com a chegada dos grupos participantes, que ao longo da tarde estarão reunidos para trocas de experiências e conhecimentos. À noite, a partir das 18h, o encontro será aberto ao público com as apresentações dos folguedos natalinos. Durante a noite a Sala Festejar Alagoano será reaberta, apresentando seu importante acervo de chapéus e coroas de guerreiro que passaram por processo de restauração.

O evento é uma realização do Museu Théo Brandão e Companhia dos Pés, com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Alagoas, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura de Viçosa-AL.



As salas de exposições estarão abertas a visitação e a entrada é franca. Mais informações: (82) 3221-2651 ou 3221-2977.

Fonte: Museu Théo Brandão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...