Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

Oficina de Dança do Maracatu Baque Alagoano




Oficina de Iniciação em Dança de Maracatu
O Maracatu Baque Alagoano realizará neste sábado, dia 09 de julho a sua primeira oficina de iniciação em dança de maracatu na Fundação de Ação Cultural de Maceió em frente à Praça Marcilio Dias no Jaraguá, ministrada pela Dançarina Joana D’arc com o apoio da comissão de dança do Baque Alagoano.
O grupo nasceu em março de 2007, na cidade de Maceió, com o interesse de fazer ressurgir o maracatu em Alagoas, Ritmo que, comprovadamente, teve seu nascedouro também em nosso Estado, tendo sido silenciado após o advento do “Quebra de 1912”, também conhecido como o “Quebra de Xangô”.
Ao longo dos anos vem se firmando dentro do Estado de Alagoas, como um grupo percussivo preocupado em difundir as nossas tradições por meio da execução de músicas de domínio público extraídas dos folguedos locais, tendo como base rítmica o maracatu, porém sem deixar de inovar, criando novos “baques” e loas que ressaltam o nosso povo e a nossa história.
Essa junção do antigo e do contemporâneo faz do Maracatu Baque Alagoano uma peça-chave no sentido de unir aqueles que, há muito se dedicam à transmissão do conhecimento folclórico no Estado, a exemplo dos nossos valorosos mestres, aos jovens que reconhecem a sua identidade cultural na musicalidade forte e atraente do grupo.
O Maracatu Baque Alagoano conta, atualmente, com cerca de 70 membros e realiza duas oficinas anuais de Maracatu, dando oportunidade, ao final das oficinas, para que os participantes ingressem no Grupo e possam contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da cultura de nosso Estado.
· SERVIÇO:
Oficina de Iniciação em Dança de Maracatu
Data /Horário:
09 de julho das 09h às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório da Fundação de Cultura de Maceió
Prox. a Praça Marcilio Dias – Jaraguá
Valor da inscrição: R$ 10,00
Mais informações:
Pablo - 82.9921.0710
Pré-inscrição por email:
baquealagoano@gmail.com.
www.maracatubaquealagoano.blogspot.com

Dona Mariquinha no "Clima Bom de Jorge Calheiros"



No último sábado, 18, o Grupo Dona Mariquinha junto a demais grupos, participou da homenagem ao cordelista Jorge Calheiros, no bairro do Clima Bom em Maceió.
Jorge Calheiros com 72 anos de idade, semi-analfabeto, morando a mais de 50 anos no bairro, funde em alquimia o humor, a criticidade e o registro histórico no cerne dos folhetos que escreve, popularizando de forma maciça a literatura de cordel alagoana.
Nascido em 05/08/1939, começou contando piadas a vários amigos, até que um deles sugeriu que ele fizesse cordel. Começou a atividade e não parou mais. Faz 25 anos que escreve cordéis e declama, tendo já 64 edições.
Fonte: www.identidadealagoana.com.br
Matéria de O Jornal Alagoas:
O Clima Bom de Jorge Calheiros – Cordéis e outros encantos promete ser o evento cultural do ano reunindo artistas da cultura popular alagoana. O encontro acontece das 16h às 22h, na Praça do terminal dos ônibus do Osman Loureiro. Na programação, Coletivo AfroCaeté com participação especial de Izabel e Nany Moreno (Afoxé Oju Omin Omorewá), Jogos de Cordéis, Roda de capoeira dos grupos Muzenza e Guerreiros, Poesia Musicada no Pandeiro, Chau do Pife, Bumba meu boi e Airê Iorubá (Núcleo Cultural da Zona Sul), Luiz Alberto Machado, Coco de Roda Renascer, Dona Mariquinha, Poesia de Gentileza de Diego Januário (CEPA Quilombo), Jorge Calheiros e Demis Santana, exibição do filme “O matuto Zé Cará”, além de trios de forró e violeiros do Clima Bom. Mais informações: (82) 8852-4746 / 8845-4068.
http://www.ojornalweb.com/2011/06/16/roteiro-quinta-feira-junho-de-tradicoes/

Dona Mariquinha na "Noite Artística Tropicália"



O Grupo Dona Mariquinha fez uma participação especial na “Noite Artística Tropicália” realizada no SESC/CENTRO/AL., na última sexta-feira, 17, e agradece a Júlio César, a oportunidade de fazer algo que muito irá acrescentar em experiência ao trabalho desenvolvido atualmente pelo grupo..

Dona Mariquinha no "Arraiá Alternativo"




O “Arraiá Alternativo” contou com a presença do “Grupo Dona Marqiuinha” e da Banda “Los Borrachos”. A festa foi uma realização da “Voz Ativa D.A. Freitas Neto” e aconteceu na UFAL – COS, na última quinta-feira, 16.

Fotos Anna Luíza Lyra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...