Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Grupo Grial apresenta: Castanho sua Cor"



A formação cultural do povo do povo brasileiro é explorada no espetáculo de dança Castanho sua cor, do grupo pernambucano Grial. Após estrelar um episódio do programa Dança Contemporânea, do SESCTV, o grupo criado pelo escritor Ariano Suassuna há 14 anos realiza turnê gratuita pelo Nordeste, que chega em Maceió segunda (26) e terça-feira (27), às 20h, com apoio do Sesc Alagoas. Além do espetáculo, a dupla promove debate com um convidado local em cada destino, dentro da programação do projeto Castanho sua cor - Circulação de idéias. As apresentações do espetáculo serão realizadas no Teatro Jofre Soares - Sesc Centro.
No palco, Maria Paula Costa Rêgo, bailarina de formação erudita, e Seu Martelo, um dos mais antigos brincantes de Pernambuco, misturam referências e técnicas para explorar elementos da tradição popular e da contemporaneidade. Castanho sua cor é uma maneira poética e abstrata de adentrar o subterrâneo da cultura brasileira. Os movimentos refletem fragmentos de tempos remotos que possibilitam reencontros com mitos atuais, mergulhando no passado para compreender o presente. Seu Martelo, caboclo de maracatu rural e Mateus, do cavalo marinho, resgata um tempo a que não se tem mais acesso. Ele e Maria Paula constroem, através da dança, diálogos possíveis entre os dois universos.
A contação começa no grande sertão, passa por um terreiro de cavalo marinho, aborda a história do Brasil e conta o caso de amor entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão. Tudo isso para mostrar o nascimento dos povos castanhos, sem cronologia meio ou fim. Os bailarinos propõem um jogo de símbolos e significados poéticos para que a tradição popular, fruto de pesquisa desde o surgimento do Grial, seja encarada como elemento de contemporaneidade. O cenário de Dantas Suassuna e o figurino de Gustavo Silvestre remetem aos terrenos habitados por bodes e cabras nos sertões. Os couros de animais em vários tons conduzem a uma leitura paralela do tema principal da peça, que é a formação do povo brasileiro.
Castanho sua cor encerra a trilogia A parte que nos cabe, que aborda a identidade cultural brasileira a partir do corpo dançante do brincante da tradição popular. A trilogia surgiu em 2005, a partir da crença de que a dança contemporânea brasileira se constrói com a pluralidade de seu povo e que cada local possui os instrumentos para a construção da própria linguagem. Os dois primeiros espetáculos foram Brincadeira de mulato (2005) e Ilha Brasil - Vertigem (2006).
O processo de montagem do espetáculo durou dois anos, e começou com os questionamentos da bailarina Maria Paula sobre as transformações do seu corpo e sua dança após 12 anos de convivência direta e diária com brincantes da tradição popular. Diferentes fases da pesquisa já foram mostradas em São Paulo, Salvador, Curitiba, Joinville, Aracaju, Recife e Petrolina.
Circulação de idéias
A necessidade de discutir a participação das tradições populares nas construções de linguagens contemporâneas de dança com profissionais de outros lugares do Nordeste fez surgir o projeto Castanho sua cor - Circulação de idéias, com patrocínio dos Correios. O objetivo é quebrar os preconceitos que giram em torno da cultura popular, debatendo conceitos mais abertos e democráticos a respeito da contemporaneidade brasileira. Em cada cidade, é convidado um professor, artista, crítico ou pensador da dança, para formar a mesa ao lado de Maria Paula e Seu Martelo.
Em Maceió, a escolhida foi Telma César, diretora do curso de Dança da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bailarina e coordenadora do projeto Poética da Cidade, selecionado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Telma é criadora e diretora do grupo Cia. dos Pés. O debate acontece na terça-feira, às 14h, no Espaço Cultural da UFAL, na Praça Sinimbu.
Grupo Grial
Criado em 1997 por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo, o Grupo Grial realiza um trabalho de pesquisa e de criação em torno de uma linguagem gestual e coreográfica inspirada nas tradições populares. Foram dez criações e dois exercícios coreográficos ao longo de 14 anos, todos com vasta trajetória pelas cidades e festivais brasileiros.

Serviço: Castanho sua cor – Circulação de idéias.
Local: Teatro Jofre Soares Sesc-Centro/Espaço Cultural da UFAL-Pç.Sinimbu.
Dia: 26 e 27/09/11
Horário: 20hs/14hs
Entrada: Gratuita
Mais informações: (82) 3326-3700.
Fonte: www.ufal.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...