Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Uma Janela para o Mundo"



"É uma janela encantada o recanto que eu abito
De onde admiro a cidade no seu momento mais bonito:
O toque da Ave-Maria na capelinha distante,
E o mágico pôr-do-sol, multicor e radiante..."


Trecho Poema Oriza Martins
Foto Rose Dias
Arte Harry Firmo

"Páscoa Nordestina"




Os Caretas de Iguatu
Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, a malhação do Judas ou queima de Judas no sábado de aleluia, é uma tradição das comunidades que aos poucos está desaparecendo dos grandes centros, restringindo-se cada vez mais as cidades interioranas.
No interior do Ceará, mais precisamente na cidade de Iguatu, conhecida como a terra da telha, essa tradição se mantém viva. Próximo à Semana Santa, é possível ver a presença maciça dos “Caretas” nas ruas da cidade, acompanhados de música, trajando roupas enfeitadas e usando máscaras, eles saem pedindo prendas para a quebra do jejum da quaresma, para que no sábado de Aleluia seja feita a Malhação do Judas. A tradição diz que quem nega a doação poderá ter problemas no resto do ano, por esse motivo no final do dia à comissão tem arrecado boa quantidade de alimentos, que serão postos no “Sitio do Judas”, local onde acontece a malhação do boneco do Judas.
Os Caretas são jovens estudante e crianças da zona rural da cidade que mantêm viva a tradição religiosa e pagã. Quando mascarados se transformam em soldados que vão proteger o Judas dos invasores ,que tentam roubar o Judas e as doações, antes da meia-noite do sábado de Aleluia. Os corajosos que tentam pegar os alimentos postados sobre uma mesa, logo abaixo do “Judas”, são chicoteados pelos Caretas, e aqueles que conseguem pegar algum alimento ou bebida, ficam com ela para si. É uma espécie de prêmio para aqueles que se metem em meio aos mascarados.
Diz a tradição que os bonecos de pano ou de palha, devem ser pendurados em postes de iluminação e/ou galhos de árvores, sendo rasgados e queimados logo em seguida. A brincadeira é quase sempre realizada nos sítios e/ou em áreas livres, na noite da Sexta-Feira Santa para o sábado de Aleluia. A brincadeira relembra a trajetória de Cristo rumo ao calvário onde os carrascos espancavam o salvador, e os “caretas” representam aqueles que se escondiam por traz das máscaras para cometer esta que foi a maior injustiça de todos os tempos.
Fonte: www.iguatu.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...