Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

Dona Mariquinha no "Clima Bom de Jorge Calheiros"



No último sábado, 18, o Grupo Dona Mariquinha junto a demais grupos, participou da homenagem ao cordelista Jorge Calheiros, no bairro do Clima Bom em Maceió.
Jorge Calheiros com 72 anos de idade, semi-analfabeto, morando a mais de 50 anos no bairro, funde em alquimia o humor, a criticidade e o registro histórico no cerne dos folhetos que escreve, popularizando de forma maciça a literatura de cordel alagoana.
Nascido em 05/08/1939, começou contando piadas a vários amigos, até que um deles sugeriu que ele fizesse cordel. Começou a atividade e não parou mais. Faz 25 anos que escreve cordéis e declama, tendo já 64 edições.
Fonte: www.identidadealagoana.com.br
Matéria de O Jornal Alagoas:
O Clima Bom de Jorge Calheiros – Cordéis e outros encantos promete ser o evento cultural do ano reunindo artistas da cultura popular alagoana. O encontro acontece das 16h às 22h, na Praça do terminal dos ônibus do Osman Loureiro. Na programação, Coletivo AfroCaeté com participação especial de Izabel e Nany Moreno (Afoxé Oju Omin Omorewá), Jogos de Cordéis, Roda de capoeira dos grupos Muzenza e Guerreiros, Poesia Musicada no Pandeiro, Chau do Pife, Bumba meu boi e Airê Iorubá (Núcleo Cultural da Zona Sul), Luiz Alberto Machado, Coco de Roda Renascer, Dona Mariquinha, Poesia de Gentileza de Diego Januário (CEPA Quilombo), Jorge Calheiros e Demis Santana, exibição do filme “O matuto Zé Cará”, além de trios de forró e violeiros do Clima Bom. Mais informações: (82) 8852-4746 / 8845-4068.
http://www.ojornalweb.com/2011/06/16/roteiro-quinta-feira-junho-de-tradicoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...