Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

05 de Dezembro Dia do Aniversário de "Maceió"

A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839 deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias. Em 16 de dezembro de 1839, é inaugurado o município de Maceió, tendo seu primeiro intendente Augustinho da Silva Neves.

Após a vila ser agraciada com o simbólico ato de transferência do baú do Tesouro da Província, cuja iniciativa partiu do ouvidor Batalha, dado o contínuo processo de desenvolvimento do local, Maceió veio a se tornar a capital da Província das Alagoas, especificamente em 9 de dezembro de 1839, mediante a edição da Resolução Legislativa nº 11:

"Agostinho da Silva Neves, presidente da Província das Alagoas:

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Provincial Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte resolução:
Art. único: - Fica erecta em cidade e capital da Província a Vila de Maceió, que será dora em diante a Sede do Governo, Assembléia e tesouraria Provincial, ficando o mesmo governo autorizado a despender a quantia necessária com o aluguel dos edifícios para as ditas repartições.
Ficam revogadas todas as leis e disposições em contrário. Mando, portanto, a todas as autoridades e quem o conhecimento e execução da referida resolução pertencer, que a cumpram, e façam cumprir, tão inteiramente como nela se contém.
O secretário desta Província faça imprimir, publicar e correr.
Palácio do Governo das Alagoas, 9 de dezembro de 1839. 18º da Independência e do Império.
Agostinho da Silva Neves - Presidente."

Obs.: O Baú da Província das Alagoas encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro de Maceió.

Fonte: Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/1 de julho de 2008). Capitais dos estados. Atlas Geográfico do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...